fbpx

Exercícios na gravidez

Os exercícios físicos na gravidez promovem o tônus muscular, a força e a resistência, o que ajudará o corpo a carregar o peso extra da gravidez, irá preparar a mulher para o esforço do parto e ainda colaborará para que o corpo volte à forma depois que o bebê nascer.

A atividade física na gestação também diminui desconfortos físicos, como dores nas costas, prisão de ventre, fadiga e inchaço, além de ajudar a manter o humor mais estável e a autoestima e o sono em dia.

Quando a mulher tem um bom condicionamento físico antes de engravidar, ela fica com mais condições de manter um bom nível de atividade durante a gestação. 

Se você tinha um ótimo condicionamento físico antes da gravidez, é até possível que possa continuar com as mesmas atividades. Mas converse com o médico antes de fazer exercícios de alto impacto e musculação.

O aconselhável é “ouvir o corpo” para ter certeza de que a carga do treino está adequada. Na gravidez, o corpo precisa de mais oxigênio — por causa do bebê, o organismo terá menos oxigênio disponível para se exercitar. Desde que você consiga treinar sem perder o fôlego, provavelmente não há problema.

Quanto à musculação, o objetivo principal durante a gravidez deve ser o de preservar o tônus muscular, e não desenvolver mais massa. Alguns especialistas preferem recomendar o uso de menos peso, e dar ênfase nas repetições, já que a musculação é um tipo de exercício que pode elevar a pressão arterial.

Mais para o fim da gravidez, as mudanças no corpo podem impedir determinados movimentos e, para não fazê-los de maneira incorreta, pode ser necessário optar por outra forma de exercício.

Em relação aos exercícios aeróbicos, o mais seguro é ficar com os de baixo impacto. Atividades em que seja preciso correr e pular o tempo todo podem forçar demais o corpo ou provocar tombos.

Caminhadas, corridas leves, natação, hidroginástica e bicicleta ergométrica são considerados exercícios seguros na gestação. 

É importante adaptar a rotina de atividades físicas ao longo da gravidez. Mesmo que você seja bem ativa antes da gravidez, seu corpo naturalmente terá a tendência de diminuir o ritmo, para acomodar o útero em crescimento.

É especialmente importante durante o primeiro trimestre que você evite elevar demais a temperatura do corpo. Passado esse período, você também vai precisar eliminar exercícios que sejam feitos no chão (de barriga para cima) ou em que você fique de pé por muito tempo — ambos podem reduzir o fluxo de sangue para o bebê.

De modo geral, não se exercite até chegar ao limite da exaustão. Escute os sinais do seu próprio corpo. Caso sinta tontura, falta de ar, sensação de desmaio, sangramento vaginal, dificuldade para andar, contrações ou falta de movimentação do bebê (mas tenha em mente que o bebê costuma ficar mais quietinho quando você se exercita) interrompa os exercícios imediatamente.

Qualidade de Vida: como equilibrar uma alimentação saudável e exercícios físicos

A qualidade de vida envolve tanto uma boa alimentação quanto a prática de exercícios físicos. 

E, quando os dois caminham juntos, é saúde na certa!

Primeiramente, é preciso ter rotina. A rotina não precisa ser aquilo que você se lembra como algo maçante e obrigatório de cada dia. A verdade que pouca gente conta é que o hábito leva ao costume, e este, por sua vez, leva ao prazer de executar as tarefas. Por isso, acredite em quem diz que não sente falta de doces e que não vive mais sem academia. É que conseguiram alcançar um novo estilo de vida.

Após estabelecida a rotina, a disciplina é fundamental para alcançar seu objetivo. Prepare as refeições com alimentos saudáveis. Caso tenha que organizar o que irá comer durante toda a semana, congele metade das refeições. Assim, você manterá seu almoço e jantar sempre fresquinhos e o mais importante mantendo todas suas propriedades nutritivas.

“É possível começar a mudar a sua vida agora mesmo, sem que seja necessário fazer nenhum sacrifício muito grande ou gastar uma fortuna. Assim, dentro de pouco tempo, você já perceberá o grande impacto positivo que isso fará na sua vida”, reforça Gisele. 

Compartilhe